Algumas coisas faço bem. Sei limpar, organizar, delegar e planejar como poucos. Cozinho com qualidade suficiente para ser paga por isso e escrevo razoavelmente bem. Mas tenho um talento que, quando eu descobrir como comercializar, certamente vou ficar rica. Consigo me preocupar com tanta habilidade e criatividade que estou convencida que deve haver um jeito de ganhar dinheiro com isso!
Consigo imaginar os piores cenários possíveis e os resultados mais catastróficos para empresas e indivíduos. Sou capaz de me preocupar com possibilidades verdadeiras e também com coisas de tal forma inconcebíveis que dariam um ótimo enredo para filmes! Eu adoraria tirar algum proveito desta habilidade, porque, no momento, é um empecilho que me rouba a paz, a tranquilidade e é um tremendo desperdício de tempo e energia.
A Palavra de Deus diz: “Não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações.”1 Outra passagem ensina: “Não se preocupem com coisa alguma.”2 Como preocupar-se pode ser tão fácil para mim, quando a Bíblia diz claramente que é o que não devo fazer?
Sinceramente, há situações —muitas, na verdade— em que a preocupação me rouba a alegria de viver. Já chorei por tragédias que nunca aconteceram. Fiquei furiosa por dificuldades que nunca se materializaram e me estressei por problemas que nunca existiram. Às vezes, sinto que faço papel de boba quando, depois de ter passado a noite em claro, chorando, me preocupando e me estressando, levanto de manhã e encontro uma vida isenta de tragédias! Depois de ter passado tantas vezes por esse ciclo, estou começando a perceber a futilidade e inutilidade de tudo isso. Ainda não posso dizer que estou perto de me livrar totalmente desse mau hábito, ou que aprendi técnicas de meditação que eliminaram a tendência a me preocupar, mas estou começando a pensar que talvez deva… parar com isso.
Vou deixar aqui alguns conselhos e técnicas que aprendi com a obra do escritor e palestrante americano Dale Carnegie:
Pergunte a si mesmo qual seria a pior coisa que poderia acontecer e aceite-a.
Pode parecer assustador, mas é um dos melhores remédios contra a preocupação. Segundo Carnegie, “uma vez que você aceita o pior que pode acontecer não tem nada a perder, só a ganhar. É o começo da libertação.”
Mantenha-se ocupado.
Preocupo-me mais à noite. Às vezes, é melhor levantar e fazer alguma coisa, ou orar por outros e suas situações, do que ficar ali deitada sem poder dormir.
Faça o que estiver ao seu alcance para melhorar a situação.
Às vezes, há coisas que posso fazer, como, por exemplo um telefonema, mandar um e-mail ou simplesmente orar.
Por piores e por mais difíceis que as coisas fiquem, sempre existe algo pelo qual podemos agradecer. Eliminar o hábito de se preocupar vai poupar muito tempo e energia, que poderão ser usados para construir o que é realmente importante.
É mais apropriado para um homem rir da vida do que se lamentar. — Séneca (4 a.C. – 65)
A razão pela qual algumas pessoas acham tão difícil serem felizes é porque estão sempre a julgar o passado melhor do que foi, o presente pior do que é e o futuro melhor do que será. —Marcel Pagnol (1895–1974)
Os homens gastam suas vidas em antecipações, determinados a serem imensamente felizes em algum período quando tiverem tempo. Mas o tempo presente tem uma vantagem sobre todos os outros: é nosso. As oportunidades do passado se foram, as futuras não chegaram. Podemos acumular possíveis prazeres como quem estoca vinho; mas se adiarmos a degustação, descobriremos que eles também tendem a perder o sabor com o tempo. —Charles Caleb Colton (1780–1832)
O valor de um sorriso… Não custa nada, mas cria muito. Ele enriquece aqueles que o recebem, sem empobrecer quem o dá. Acontece rapidamente e, a sua memória, às vezes, dura para sempre. Ninguém é tão rico que possa viver sem ele e, existem pobres que se tornam ricos pelos seus benefícios. O sorriso cria felicidade no lar, promove a boa vontade numa empresa e é um sinal entre amigos.—Dale Carnegie (1888–1955)
Nada temo do futuro
Meu Salvador dele há de cuidar
Suas dores sei e estou seguro
Com Sua graça hei de suportar
Nada tenho a ver com o porvir
Por que levar hoje tal peso?
Da graça futura não posso me servir
Por que da dor do amanhã me fazer preso?
— Major D. W. Whittle
1. Mateus 6:34 NVI
2. Filipenses 4:6 NVI