Na minha busca para conhecer melhor Jesus, cheguei à simples conclusão de que ler os Evangelhos regularmente e tentar colocar Seus ensinamentos e exemplos em prática é a maneira mais fácil e acessível de fazer isso.
Então, nos últimos anos, tenho lido um devocional que apresenta um texto dos Evangelhos para cada dia do ano. Se eu achava que já conhecia bem os Evangelhos, esse exercício acabou com essa ideia! Quase todos os dias me surpreendo, fico inquieto, reconheço meus erros, sou inspirado e comovido pelas palavras e ações do Mestre.
As parábolas que Jesus contou e os episódios de Sua vida revelam que Ele é surpreendente, reconfortante, desafia nossas ideias preconcebidas, é franco e continuamente põe em xeque nossos paradigmas. Jesus fala a verdade em amor, não mostra favoritismo e é compassivo — mas, mantém os mais altos padrões. Jesus pega pesado, mas, ao mesmo tempo, o Seu jugo é fácil e Seu fardo é leve.1
Refletir sobre como as passagens do Evangelho podem estar relacionadas à minha própria vida tem feito a diferença. Como minha esposa diz: “Nos ensinamentos de Jesus você pode encontrar a base de toda a ética. Segui-los é apenas bom senso.” Percebo que, ao ler os Evangelhos com oração, passo a ver Jesus mais no meu dia a dia. Conforme eu O conheço melhor, certamente quero falar mais sobre Ele para os outros.
A última página de cada edição da Contato traz a seção “Com amor, Jesus”, que é a favorita de muitos leitores. Descobri que esses textos também me ajudam a me aproximar de Jesus e ouvir Sua voz sobre temas relevantes para o nosso dia e idade.
Ao conhecer melhor Jesus, aproximo-me de Deus, o Pai, porque, por intermédio de Jesus, temos acesso a Deus e compartilhamos a mesma intimidade que Cristo tem com Seu Pai. “Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.”2
Quando você percebe que seu principal propósito na vida é conhecer a Deus, a maioria dos problemas da vida assumem suas verdadeiras dimensões. —J.I. Packer (n. 1926)
1. Ver Mateus 11:28–30.
2. João 14:20