Você Observa a Lama ou as Estrelas?

TINA KAPP AND MARIE STORY

Todos nós às vezes sentimos pena de nós mesmos, e ficamos desencorajados por não sermos o que desejamos ou estarmos onde gostaríamos de estar na vida. Vemos outras pessoas que parecem estar com tudo e achamos que simplesmente não somos bons o suficiente.

Por mais que isso seja uma característica do ser humano, é surpreendente ver que é um caminho muito perigoso e pode afetar nossos relacionamentos com os outros e o Senhor. Deus nos criou, e quando focamos naquilo que não gostamos em nós mesmos, é como se estivéssemos Lhe dizendo que Ele não fez um bom trabalho e que nos desapontou.

Essa é uma armadilha de negatividade fácil de se cair. Mas saiba também que há uma maneira de se livrar das garras da amargura e da negatividade, não importa quanto esteja metido nisso.

Há um velho ditado que diz: “Por entre as mesmas barras dois homens estão a olhar. Um vê a lama, o outro as estrelas a brilhar.” Ambos estão olhando para o mesmo lugar, mas focam em duas partes muito diferentes. Quando você olha para si mesmo, pode escolher no que quer focar: no bom ou no ruim.

Autoestima não é se achar perfeito ou melhor do que outros, é uma atitude muito diferente. Autoestima para mim significa simplesmente saber o quanto Deus o ama, que Ele o fez por uma razão, e que tem um plano para você. Eu sempre gostei do versículo no qual o rei Davi louva o Senhor, por Ele o ter feito de um modo “assombroso e tão maravilhoso.”1

Mesmo se não gostar de certas partes da sua pessoa, pode escolher focar nas coisas boas sobre si mesmo e escolher confiar que Deus sabia o que Ele estava fazendo quando o criou do jeito que é.

Efésios diz: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”2 Outra palavra é “obra-prima”, uma prova de que você não é resultado de uma produção em massa, mas sim ímpar!

Sempre que fico desanimada comigo mesma ou minha situação, lembro-me do versículo: “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.”3 Eu então penso, talvez o Senhor ainda não tenha terminado comigo!

Imagine se um pintor estivesse trabalhando arduamente em uma pintura complexa, e a pintura achasse que não estava certa ou era bonita o suficiente, e decidisse desistir e partir. O artista diria: “Ei, eu ainda não terminei! Tenha um pouco de paciência!” E como todos nós sabemos que Deus é o artista supremo, Ele não vai nos decepcionar, e tudo vai fazer sentido e dar certo no final.

Escolher contar as bênçãos e focar no bem sobre si mesmo e sua vida vai mudar a sua maneira de ver o mundo e, surpreendentemente, pode começar a mudar a forma como o mundo vê você também.—Tina Kapp

Deus acredita em você


Há uma passagem na Bíblia que narra que Jesus voltou à sua cidade natal. Acho que é uma das histórias mais tristes da Bíblia. Ela está praticamente resumida no último versículo do capítulo: “E não realizou muito milagres ali, por causa da incredulidade deles.”4

Essas pessoas conheciam Jesus. Tinham-nO visto crescer, e acho que não esperavam muito dEle. Então, quando Ele foi lá, depois de ter feito milagres por toda a parte, etc., simplesmente não conseguiram acreditar. “Não é este o filho do carpinteiro?”5 perguntaram. Era como se estivessem dizendo “Nós conhecemos esse cara. Ele não passa de um carpinteiro, não é possível que esteja fazendo algo grandioso. Ele não é o filho de Deus nem nada disso.”

Do mesmo jeito que essas pessoas não acreditaram em Jesus e no Seu poder, também pode acontecer de não acreditarmos em nós mesmos e no que Jesus pode fazer através de nós. Muitas vezes nos limitamos por causa da nossa descrença. Nós nos freamos por causa das coisas negativas que dizemos a nosso respeito. Muitas vezes, por não acreditarmos que podemos fazer certas coisas, nem tentamos.

Ouvi histórias de pessoas que conseguiram empregos fantásticos, para os quais não tinham qualificação técnica, simplesmente porque estiveram dispostas a tentar.

Um engenheiro conseguiu um emprego trabalhando com produtos hidráulicos altamente técnicos. Ele não tinha formação para isso, nem era um campo no qual havia considerado trabalhar. Mas como surgiu a oportunidade e iria receber treinamento, deu o passo de fé e agora está sendo muito bem sucedido.

 Outro recebeu uma oferta de emprego para desenvolver websites. Apesar de ser uma área pela qual tinha interesse, seu conhecimento era mínimo. Mas, quando percebeu que Deus o estava guiando a isso, mergulhou de cabeça. Ele tem aprendido sozinho, passo a passo, e chegou mais longe do que poderia imaginar… simplesmente porque esteve disposto a dar o primeiro passo.

E você? Será que está impedindo Jesus de fazer algo especial na sua vida — ou até de fazer algo que gostaria, mas não tem certeza que pode — por não acreditar que Ele pode fazê-lo através de você? Será que já disse “não consigo” tantas vezes para si mesmo que parou de acreditar que talvez consiga?

Algumas pessoas acham que ter uma opinião baixa de si mesmo e de suas capacidades é ser “humilde”. Falam para si mesmas todo o tipo de coisas horríveis como “Não sou muito inteligente” ou “isso é para pessoas talentosas”. Podemos nos derrotar totalmente com as coisas negativas que falamos a nosso respeito e a nossa descrença.

Deus tem planos para cada um de nós. Isso é inquestionável. Talvez o que Ele planejou para você seja diferente do que você esperava; mas se permitir, Ele vai usá-lo. Contudo, nunca descobrirá qual é o Seu plano até estar disposto a dar um passo de fé.

1 Coríntios 9:24 diz para corrermos de forma a ganharmos o prêmio. Um atleta olímpico não participa de uma prova de velocidade achando que talvez possa ganhar. Ele, com toda certeza, não corre achando que não pode ganhar. Ele está determinado a ganhar, e corre como se a medalha já fosse dele.

Se sabe que Deus tem grandes expectativas para você, pode começar a esperar mais de si mesmo. Dê esse primeiro passo assustador, e depois continue correndo.—Marie Story

Se quiser mais artigos do Âncora, visite o site Âncora.


Notas de rodapé
  1. Salmo 139:14.
  2. Efésios 2:10 NVI.
  3. Filipenses 1:6 NVI.
  4. Mateus 13:58.
  5. Mateus 13:55 NVI.