Consultando o Senhor passo a passo

PETER AMSTERDAM

Uma das coisas que o Senhor quer nos ensinar  e uma das mais importantes que podemos aprender &mdash é consultá-Lo ao nos depararmos com uma decisão. Ele deseja que O busquemos pessoalmente e depois coloquemos em prática o que Ele nos revelar. Isso se aplica tanto a situações de grande importância quanto às mais corriqueiras. Ele quer que Lhe façamos perguntas específicas para que nos possa dar respostas específicas.

Ouvir Jesus e envolvê-lO no nosso cotidiano pode mudar radicalmente as coisas para melhor. Aprender a interromper seja o que for que estivermos fazendo para trazer nossas perguntas ao Senhor e escutarmos Suas instruções resolverá muitos problemas porque encontraremos as respostas que precisamos.

Se você ainda não aprendeu a deixar Jesus falar com você, peça-Lhe para lhe ensinar. Isso é algo que Ele quer e vai fazer. Então, quando Ele lhe tiver concedido esse dom, é preciso você aprender a usá-lo corretamente. É preciso prática e isso você consegue dando a Ele muitas oportunidades de falar com você.

Aprendi que mesmo depois de ter recebido do Senhor instruções iniciais com respeito a alguma coisa, Ele quer que eu, de tempo em tempo, confirme com Ele se estou na direção certa. O Seu desejo é que eu mantenha um canal de comunicação livre para que possa falar comigo caso precise acrescentar algo ou me dar uma nova orientação.

Não basta orar no início de um projeto, pedir a Jesus que o ajude a fazer algo, e sair agindo. A menos que você pare de tempo em tempo e Lhe pergunte se quer lhe dizer algo sobre esse projeto e como realizá-lo, poderá se privar de muita ajuda que Ele pode e quer lhe dar.

Precisamos continuar consultando o Senhor, pois Ele talvez queira fazer algum ajuste. É como se você fosse o timoneiro de um navio e Jesus o capitão. Você se lança mar afora, sabendo em que direção deve seguir. Se seu destino estiver a oeste, é para lá que deve avançar, mas, com o tempo, o navio pode ser desviado do curso por causa das correntes ou de uma tempestade. Nessas situações, Jesus, o capitão, que sabe a sua localização exata, mostra a necessidade de corrigir o curso um pouco para noroeste ou para sudoeste. Mas se Ele não se manifestar espontaneamente, consulte-O. Se você não usar o canal de comunicação com Ele para saber que mudanças deve fazer, corre o risco de não chegar ao destino que Ele planejou para você, ou dar uma volta muito grande para chegar lá.

Para receber Suas instruções, é preciso estar receptivo, ávido por ouvi-lO e disposto a seguir o que Ele lhe disser. Os fatores mais importantes para isso são: (1) desejar sinceramente descobrir e fazer o que Ele sabe ser o melhor para todos os envolvidos, (2) pedir a Jesus para ajudá-lo a distinguir Sua voz dos seus pensamentos, (3) acreditar nas orientações que Ele já deu, como as registradas na Bíblia, e segui-las da melhor forma possível, (4) crer que a mensagem que receber procede dEle e (5) ter a fé para agir com base nas instruções recebidas.

Isso não é algo que se aprende da noite para o dia, especialmente se não tiver o costume de levar seus problemas e questões a Jesus pela oração. É preciso prática e disciplina, mas não desanime. Comece com pequenos passos, mesmo que pareçam insignificantes. Então, conforme aprender a consultá-lO passo a passo, poupará tempo, as coisas fluirão mais rápida e suavemente, você cometerá menos erros e mais será realizado.

Se quiser mais artigos de Peter Amsterdam, visite o Espaço dos Diretores.