Graça Salvadora

MARIA FONTAINE

Todos nós nos sentimos sujos e nojentos espiritualmente em algum momento em nossas vidas. Nenhum de nós sente que merece o amor do Senhor. E se estamos andando por vista e não por fé, seguindo nossos sentimentos em vez de confiarmos na Palavra de Deus, é claro que não vamos entender como o Senhor pode nos amar ou querer.

É um fato que todos somos sujos e pecadores. Mas quando Deus olha para nós Ele não vê nossos pecados. Ele é perfeito e não admite o pecado. Mas quando olha para nós, Ele vê Jesus. “A nossa vida está escondida com Cristo em Deus. Estamos crucificados com Cristo, mas vivemos, não mais nós, mas Cristo vive em nós.”1 Jesus é o nosso mediador. É Jesus quem nos ajuda a comunicar com Deus. Nós, com toda certeza, somos imperfeitos demais, maus demais, pecadores demais, mas não somos pecadores demais para Jesus!

Jesus pagou o preço e Ele próprio levou sobre Si a nossa sujeira, imperfeições, e pecados. Para Deus, todos nós somos muito sujos. Mas, se somos mais pecadores ou menos pecadores do que uma outra pessoa, isso não afeta de nenhuma forma a nossa salvação. Conquanto tenhamos sido salvos pelo sangue de Jesus, Deus já perdoou os nossos pecados passados, presentes e futuros, e só vê a justiça de Jesus.

Para o Senhor, o grau de pecado não faz muita diferença, todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, e se dependêssemos da nossa justiça própria para recebermos a salvação e as bênçãos de Deus, nenhum de todos a mereceria.2 Mas graças a Jesus, não temos que nos preocupar nem achar que isso nos distancia de Deus, porque não é assim. Jesus já pagou para remir os nossos pecados, e não estamos mais separados do Senhor por causa deles. Ele até diz sobre a nossa justiça, que é como “trapos de imundície”3. Jesus é o único que é bom, limpo e perfeito, e nós estamos unidos a Ele e somos um com Ele, então Deus só vê Jesus, e não importa o nosso grau de imundície em comparação com os outros. Todos nós somos Seus filhos e Ele ama todos nós.

Depois que o Senhor limpou o nosso coração e Jesus vive dentro de nós, não importa quão terríveis temos sido ou quão tenebrosos os nossos pecados. O Senhor nos aceita da maneira que somos. Às vezes somos tentados a tentar sermos bons o bastante para Ele ou merecermos o Seu amor ou tentamos ser mártires para provar o quanto O amamos, e isso só leva à condenação, porque as nossas obras inadequadas.

Se você se preocupa em estar perto de Jesus, sabe de que tipo de pessoa Ele diz que está bem perto? A Palavra de Deus diz, “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado”4. Então, quanto mais desesperado você ficar, quanto mais quebrantado ficar, mais perto Ele fica de você.

Geralmente quando estamos mais quebrantados e na situação mais desesperadora, também sentimos mais isso. Aí sentimos a presença do Senhor, porque estamos dependendo d’Ele para sobreviver.

Quando estamos olhando só para Ele, então podemos vê-lO um pouco melhor e até senti-lO melhor. Quando você está nessa situação, e sabe que bagunçou as coisas e está arrependido, é quando o Senhor está mais perto de você. Em outras palavras, quando você é mau, imundo e sente-se como se estivesse coberto de lama, é quando Ele está mais perto de você—e não mais distante. Mesmo que você não sinta, sabe por fé, porque Ele disse, e se sabe por fé que Ele está perto de você quando é ruim e está quebrantado e arrependido, então sabe que não é resultado de você ter feito por merecer.

Você sabe que Ele o ama, apesar do fato de você ser pecador. Ele tem compaixão e misericórdia de nós porque somos pecadores. Ele nos amou tanto e morreu por nós porque somos pecadores,5 e quanto mais fracos somos e mais precisamos d`Ele, mais perto de nós Ele fica e tenta nos ajudar. “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor Se compadece dos que O temem. Pois Ele conhece a nossa estrutura, lembra-se de que somos pó.”6

Você talvez se pergunte, “Por que é que Ele haveria de querer ficar perto de mim?” Eu não sei por que Ele haveria de querer ficar perto de nenhum de nós. Mas Ele quer, e disse isso vezes sem conta na Sua Palavra. Você simplesmente tem que acreditar na Palavra. “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.”7

Por que é que o Senhor haveria de querer algum de nós? Todos nós nos encontramos na mesma categoria de pecadores. Estamos todos no mesmo barco. Mas o Senhor sabe disso, e mesmo assim nos ama e quer ficar perto de nós, porque Jesus veio para nos salvar, e esse é o plano de Deus. Ele nos ama. Nós não temos que saber exatamente por quê. Eu admito que é um difícil entender por que Ele ia querer algum de nós. Mas Ele quer, e é isso o que Ele diz na Sua Palavra, e é nisso que temos que acreditar. Não temos que descobrir todas as razões por trás das coisas e analisar por que as coisas são do jeito que são.

Você não tem que se preocupar com por que não teve fé no passado. O passado já passou e acabou. O importante é começar a fazer o que você tem que estar fazendo agora. Por que se preocupar com o passado? Ele já passou e acabou. Águas passadas não movem moinho, então não há por que nutrir sentimento de culpa. O Senhor não nos condena, Ele simplesmente quer que demos meia volta e ajamos melhor agora.

Ele simplesmente quer que acreditemos que Ele nos ama, e quer que leiamos a Sua Palavra, acreditemos nela, a recebamos e deixemos que ela nos transforme. Ele Se preocupa com você e o ama. Mostra como você é especial para o Senhor.

Se quiser mais artigos de Maria Fontaine, visite o Espaço dos Diretores.


Notas de rodapé
  1. Colossenses 3:3; Gálatas 2:20.
  2. Romanos 3:23.
  3. Isaías 64:6.
  4. Salmo 34:18.
  5. Romanos 5:8.
  6. Salmo 103:13–14.
  7. Romanos 10:17.