Poder do Espírito Santo

REVISTA CONTATO

Todos os que recebem o presente de Deus de Vida Eterna, ao orarem para receberem Jesus em seus corações, recebem também um pouco do Espírito Santo. Entretanto, ser totalmente preenchido do Espírito Santo, o que a Bíblia chama de “batismo”, é geralmente uma experiência que acontece a uma pessoa depois de esta receber Jesus.

Jesus disse: “Quem crê em Mim como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre” (João 7:38). No versículo seguinte João explica: “E isto disse Ele do Espírito [Santo] que haviam de receber os que nEle cressem” (João 7:39).

Uma Promessa de Poder


O Livro dos Atos traz detalhes sobre os últimos momentos de Jesus com Seus discípulos, logo antes da Ascensão, quando lhes disse: “Esperai a promessa do Pai, a qual de Mim ouvistes. [E] recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas… até os confins da Terra (Atos 1:4,8).”

Depois disso, os discípulos voltaram a Jerusalém, onde esperaram e oraram com mais de cem outros seguidores de Jesus. E essas orações foram respondidas com uma milagrosa manifestação de poder: “De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E viram línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (Atos 2:2–4 TLB)”.

Era o que aguardavam: o poder sobrenatural para continuar o trabalho que Jesus havia começado. De repente, o medo, a preocupação e a incapacidade de praticar a sua fé desapareceram. Um dos mais espetaculares episódios evangelísticos de todos os tempos estava para acontecer.

As ruas de Jerusalém fervilhavam de gente devido a um importantíssimo evento religioso, a Festa Anual da Colheita, ao qual concorriam peregrinos judeus de muitas nações. Conforme Pedro e os demais discípulos começaram a dar a mensagem aos visitantes sobre as maravilhosas novas do amor de Deus e da salvação por meio de Jesus, passaram a falar fluentemente nas línguas dos vários estrangeiros que vieram para a festa, as quais jamais haviam falado antes. Tão logo as notícias do milagre se espalharam pela cidade, as multidões se juntaram em torno dos apóstolos.

Foi então que Pedro subiu a escadaria de um prédio próximo, levantou as mãos e bradou à enorme audiência com tanta convicção e autoridade que três mil pessoas aceitaram Jesus como Salvador (Atos 2:41).

O mesmo discípulo que, fazia menos de dois meses, tinha se acovardado a ponto de negar conhecer o Senhor quando Ele fora preso, estava ali de pé, proclamando a mensagem de Deus para milhares de pessoas, na mesma cidade onde Jesus fora capturado, julgado e executado. Pedro tinha sido transformado, tal como o Senhor orou que acontecesse (Lucas 22:32). O que causou tão repentina transformação? — O poder sobrenatural do Espírito Santo.

Ligue-se ao Poder


Se você for tímido, ou inibido quando se trata de compartilhar a sua fé com outros, alegre-se em saber que o mesmo poder lhe está disponível para testemunhar. O Espírito Santo pode anular a timidez, as inibições e a preocupação com a opinião alheia, assim como qualquer outra tendência natural que o impeçam de levar a outros a mensagem do amor de Deus e da salvação em Jesus. Talvez você jamais chegue a pregar e ganhar multidões, como fez Pedro naquela ocasião, mas, de pessoa em pessoa, poderá vir a ganhar tantos ou mais.

O principal propósito do Espírito Santo é ajudá-lo a compartilhar o amor e a mensagem de Deus com os outros. Encher-se com o Espírito Santo também o ajudará grandemente no seu relacionamento com o Senhor, pois lhe dará um contato mais forte e uma melhor comunicação com Ele por meio da oração, assim como uma compreensão mais profunda da Sua Palavra.

E uma das coisas mais maravilhosas é que você também pode ser cheio com o Espírito Santo de Deus, agora mesmo!

Tudo o que tem que fazer é pedir. Como ocorre com a salvação, você não pode trabalhar para obtê-la nem ser bom o suficiente para merecê-la. É um presente. Depois disso, quer sinta alguma mudança quer não, saberá que o recebeu, porque tem a promessa de Deus. (Lucas 11:13.)

Se você ainda não foi batizado com o Espírito Santo, poderá ser agora mesmo, simplesmente fazendo a seguinte oração:

Querido Jesus, por favor, encha-me até eu transbordar com o Seu Espírito Santo, para que eu possa amá-lO mais, segui-lO mais de perto e ter mais poder para transmitir a outros Seu amor e a mensagem da salvação. Amém.

Se quiser mais artigos da Revista Contato, visite Contato.