A Oferta Gratuita de Deus

DAVID BRANDT BERG

Jesus veio para facilitar a salvação ao máximo. Essa é uma das razões por que os líderes religiosos queriam vê-lO crucificado, pois o sistema religioso daquela época praticamente dizia que ninguém podia ser salvo sem eles, sem seguir suas leis complicadas, tradições e incoerências religiosas.1 Jesus ensinou que para sermos salvos precisamos apenas acreditar que Ele é o Cristo, o Salvador, e que somos pecadores que precisam da Salvação, e Lhe pedir que nos salve.2

É claro que ninguém consegue entender completamente a salvação, da mesma forma que não conseguimos compreender a profundidade do amor de Deus. É por isso que Jesus disse que para ser salva, a pessoa deve ter uma fé infantil. “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.”3 É impossível compreender plenamente uma coisa ou outra. Resta-nos, portanto, apenas aceitá-las!

Será que um bebê entende o amor da sua mãe ou do seu pai? Não, apenas o sente, aceita e recebe. Mesmo antes de entender a fala e de aprender a falar, as crianças percebem e sentem o amor, e confiam nos pais, pois sabem que as amam. Da mesma forma, você não tem de compreender tudo sobre Deus para conhecer o Seu amor e a salvação. Basta receber Jesus, o Filho de Deus, como Salvador, pedindo-Lhe que entre no seu coração!

Você pode fazê-lo agora mesmo se quiser a resposta de Deus para todos os seus problemas, e que o Seu amor e felicidade encham o seu coração e vida com alegria e lhe deem um novo plano e propósito. Ele satisfará todas as suas necessidades e resolverá todos os seus problemas. Ele é maravilhoso assim e tudo é muito simples!

Jesus disse: “Eu sou a porta” — de acesso à casa do Seu Pai, no Reino de Deus — “se alguém entrar por Mim, salvar-se-á.”4 Portanto, se quiser chegar ao Céu, basta acreditar que a porta existe e entrar por ela.

Salvo e perdoado


Por que o perdão é uma parte integrante da salvação? Porque o pecado nos separa de Deus,5 e ninguém é perfeito, pois todos somos pecadores. A Bíblia diz que “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”,6 e que “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor.”7

As supostas pessoas boas se orgulham de ser melhores do que as outras: “Eu não faço isso, nem faço aquilo!” Mas é impossível entrar no Céu por causa de sua bondade, porque ninguém é bom o bastante.8 Todos precisamos reconhecer e sinceramente admitir: “Sou pecador como todo mundo, cometo erros e preciso de um Salvador.”

Foi por isso que Jesus morreu por nós. Todos somos pecadores e é impossível fazermos por merecer ou sermos dignos da salvação. Mas Jesus era perfeito e, por isso, pôde pagar o preço pelo perdão dos nossos pecados, para Deus nos perdoar. Todos precisamos do amor e da misericórdia de Deus para sermos salvos e é esse amor e essa misericórdia que encontramos em Jesus Cristo.

A salvação é como o perdão. Deus oferece o perdão ao culpado, por pior que este seja e por seja lá o que tenha feito. Se você acreditar que Jesus morreu pela sua salvação, será salvo e perdoado. “O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado,”9 independentemente do que tenhamos feito! “Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.”10

Ao mesmo tempo em que não existe ninguém ruim demais, não há quem seja bom o bastante. Ninguém pode se salvar sozinho por melhor que tente ser, pois não se pode ser suficientemente bom para fazer por merecer ou ser digno da salvação. “Pois é pela graça que sois salvos, por meio da fé — e isto não vem de vós, é dom de Deus — não das obras, para que ninguém se glorie.”11

Muitos são orgulhosos demais para aceitar um presente. Querem merecer tudo o que recebem. Mas nenhum volume de boas obras ou de qualquer outra coisa pode salvar alguém. Só Jesus salva! “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem!”12 “Em nenhum outro há salvação, pois também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos!”13

Uma vez salvo, salvo para sempre


Uma vez que você tenha recebido Jesus, Ele jamais o deixará. “o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”14 Quem tem Jesus, tem a vida eterna. Uma pessoa pode perder a vida física, mas nunca a eterna!

A salvação é para sempre. Deus não muda de ideia nem falta à Sua Palavra. Uma vez que você tenha recebido Jesus Cristo, vai viver para sempre. “Todo aquele que crê no Filho tem a vida eterna.”15 Agora mesmo! Incondicionalmente!

Jesus disse, “Estou convosco todos os dias, até a consumação do século.”16 “Não te deixarei, nem te desampararei.”17 “Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; ninguém poderá arrebatá-las da Minha mão.”18

Podemos ter paz de espírito, sabendo que não temos que nos preocupar se vamos chegar ao Céu. Jesus pagou pela sua salvação de uma vez por todas e é o Seu presente para você. Graça, mais fé, mais nada! A salvação é isso! Você não tem de ser bom para ser salvo nem para continuar salvo!

Mas isso não quer dizer que pode viver como bem entende. Você jamais perderá a salvação, mas se pecar de propósito e não se arrepender, vai sofrer pelos seus pecados de alguma maneira. “O Senhor corrige a quem ama.”19 E ao chegar ao Céu, será recompensado pela maneira segundo a qual viveu na Terra.20 A salvação é uma dádiva, mas você pode trilhar o caminho certo para assim receber as outras bênçãos de Deus, nesta vida e na próxima, fazendo o melhor ao seu alcance, vivendo em conformidade com a maneira que Ele quer que você viva. E se você dá o devido valor a essa dádiva, vai amá-lO e desejar agradar-Lhe.

Um novo você


Jesus disse que a salvação é como nascer de novo.21 Essa é a magnitude da mudança espiritual que acontece. “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo.”22 Não fique surpreso se, na realidade, você se sentir diferente e até pensar de maneira diferente e se estiver mais feliz do que nunca antes!

O fato de Jesus entrar na sua vida não só renova, purifica e regenera o seu espírito, mas também melhora a sua mente, destruindo as antigas conexões e reconstruindo e retificando você, que passa a ver a vida de uma maneira totalmente diferente e a ter novas reações em relação a quase tudo à sua volta. É impossível alguém efetuar uma transformação dessa envergadura pelo seu esforço próprio, mas para Deus é possível — e é algo que você pode Lhe pedir.

Quando Jesus entra no coração de alguém, essa pessoa pode contar que as coisas serão diferentes. Talvez não aconteça de uma só vez, mas conforme continuar faminto pela verdade e absorver mais a Palavra de Deus, a mudança acontecerá.23 Você irá notar uma diferença no seu espírito, nos seus pensamentos e no rumo da sua vida. Você será feliz e transbordará com amor, pois “Deus é Amor!”24


Notas de rodapé
  1. Mateus 15:9
  2. João 11:25-26
  3. Mateus 18:3
  4. João 10:9
  5. Isaías 59:2
  6. Romanos 3:23
  7. Romanos 6:23
  8. Gálatas 2:16
  9. 1 João 1:7
  10. Isaías 1:18
  11. Efésios 2:8-9
  12. 1 Timóteo 2:5
  13. Atos 4:12
  14. João 6:37
  15. João 3:36
  16. Mateus 28:20
  17. Hebreus 13:5
  18. João 10:28
  19. 1Hebreus 12:6
  20. 2 Coríntios 5:10; 1 Coríntios 3:11-15
  21. João 3:3-8
  22. 2 Coríntios 5:17
  23. Mateus 5:6; João 8:31-32
  24. 1 João 4:8