Vitórias na Tribulação

DAVID BRANDT BERG

Infelizmente, muitas pessoas não entendem o período chamado de Grande Tribulação, que compreende os últimos três anos e meio do governo do Anticristo e é imediatamente anterior à segunda vinda de Jesus Cristo. Muitos imaginam a Tribulação como uma época de grande derrota e um período apavorador, um inferno na terra para todos os que crêem no verdadeiro Deus. Mas não vai ser assim e posso prová-lo pela Bíblia!

Para começar, aqui está o registro do apóstolo Mateus do que Jesus disse aos Seus discípulos sobre a Tribulação e os acontecimentos que a antecederiam.

Estando Ele assentado no monte das Oliveiras, aproximaram-se dEle os discípulos, em particular, e Lhe pediram: “Dize-nos quando acontecerão estas coisas, e que sinal haverá da Tua vinda e do fim dos tempos.”

Respondeu-lhes Jesus: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Pois muitos virão em Meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo’, e enganarão a muitos. Ouvireis de guerras e rumores de guerras, mas cuidado para não vos alarmardes. Tais coisas devem acontecer, mas ainda não é o fim. Levantar-se-á nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes, pestes e terremotos em vários lugares. Todas estas coisas, porém, são o princípio das dores.

“Então, vos hão de entregar para serdes atormentados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos se escandalizarão, trair-se-ão mutuamente e se odiarão uns aos outros. Surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de quase todos esfriará. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo. E este Evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações. Então virá o fim.

Portanto quando virdes que a ‘abominação da desolação’ [a imagem da Besta — um ídolo do Anticristo], de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo (quem lê, entenda)… haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem haverá jamais.”— Mateus 24:3–15,21

Sim, será um tempo marcado por eventos impressionantes e terríveis, mas o povo de Deus terá poderes ainda mais impressionantes para o proteger, defender, livrar e preservar até o fim! Sim, será um tempo de grande perseguição e grandes batalhas, mas não temos de temer a Tribulação, porque pertencemos a Deus e Ele, de alguma forma, cuidará de nós.

Deus também usará homens e mulheres valorosos, Seus profetas, para guiar Seu povo e, com a ajuda sobrenatural do Céu, os protegerá do Anticristo e das suas forças, enquanto Seus filhos proclamam a verdade até o dia em que Jesus voltar, quando “nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados… para o encontro do Senhor nos ares” (1 Tessalonicenses 4:17).

““O povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas” (Daniel 11:32). As pessoas que verdadeiramente conhecem Jesus vão se tornar fortes, apesar do Anticristo e apesar da perseguição! Quanto pior a situação ficar, mais o Espírito de Deus será derramado do alto para nos ajudar a vencer as forças do mal que estarão fazendo guerra contra nós. “A tua força será como os teus dias” (Deuteronômio 33:25 — ERC ).

Em toda a Bíblia, existem histórias de como, milagrosamente, o Senhor deu poder aos Seus profetas e ao Seu provo e os protegeu, de forma que estou certo que nosso poder será imensamente aumentado e multiplicado no Tempo do Fim. Deus dará poderes sobrenaturais para os que crêem nEle, conhecem-nO e O seguem, para que possam não apenas se defender, mas também atacar as forças do Anticristo.

O capítulo 11 do Apocalipse fala das duas testemunhas de Deus do Tempo do Fim, que trarão maldições e pragas sobre os ímpios e literalmente invocarão fogo dos céus para devorar seus inimigos — uma imagem tremenda dos homens e mulheres de Deus triunfantes em suas batalhas contra os lacaios do Inferno! O Anticristo só conseguirá deter essas testemunhas três dias e meio antes da volta de Jesus, quando as matará. Mas enquanto os ímpios estiverem festejando a morte delas, o Senhor voltará repentinamente em Sua glória para ressuscitar e arrebatá-los, juntamente com os demais “mortos em Cristo”, os salvos de todas as eras (1 Tessalonicenses 4:16; 1 Coríntios 15:51–54). Será um grandioso triunfo para o povo de Deus, mostrando que Ele tem poder inclusive sobre a morte.

Acho que essas duas testemunhas do capítulo 11 do Apocalipse simbolizam todos os que conhecem Deus e ficam do Seu lado. Acredito que terão “poder para a hora” naquele dia para ajudá-los a sobreviver por tanto tempo quanto possível. O apóstolo Paulo escreveu: “Onde o pecado abundou, superabundou a graça” (Romanos 5:20). E onde abundar o poder satânico, o poder de Deus será muito maior para proteger os Seus. O propósito de Deus não há de ser derrotado. Ele terá milhões de testemunhas ativas até o Fim.

A Palavra de Deus deixa bem claro que Ele defenderá os Seus durante esses últimos três anos e meio, não apenas pelo poder sobrenatural que lhes concederá, mas também com a ajuda de monstros e pragas que Ele enviará para afligir Seus inimigos. Nos capítulos 8 e 9 do Apocalipse, lemos sobre as “trombetas da Tribulação” e sobre os poderosos julgamentos que elas invocam — monstros horríveis vindos do “poço do abismo”, enviados por Deus para atormentar os ímpios — mas que dEle recebem instruções para não ferir os que têm o Seu selo em suas testas (Apocalipse 9:4). Quando Deus deflagrar essas doenças e monstros sobre o povo do Diabo, os ímpios, estes ficarão de tal forma envolvidos em suas tentativas vãs de se defenderem que não terão muito tempo para perseguir os justos. Poderão capturar e matar alguns do povo de Deus, como jurarão fazer aos que recusarem a marca da Besta e não adorarem o Anticristo — alguns sofrerão martírio, como já acontece hoje — mas uma multidão do povo de Deus marchará triunfante até o fim, protegida por Deus através da Tribulação!

Portanto, não pense na Tribulação como uma derrota horrível com nada a não ser perseguição e sofrimento. Sim, haverá perseguição e sofrimento, mas estou convencido, com base nas Escrituras e pelo conhecimento que tenho de Deus e da maneira que Ele lida com o homem, de que, a Tribulação será, principalmente, um tempo de grande vitória sobre as forças de Satanás — um triunfo tremendo contra os ímpios anticristos. Apesar de que serão dias difíceis, o povo de Deus brilhará com a verdade ainda mais do que em qualquer outra época.

Se você pertence a Jesus e O estiver seguindo de perto, terá o que for preciso quando esse momento chegar. Terá o poder para a hora, qualquer hora — o poder milagroso e sobrenatural de Deus. As forças de Deus não podem ser derrotadas e o plano de Deus não será frustrado. Se você estiver no lado de Deus, certamente vencerá. Na verdade, será impossível você perder. Deus cuidará de você e o usará como nunca antes!