O Arrebatamento não Secreto

DAVID BRANDT BERG

A Segunda Vinda de Jesus não será em segredo, o mundo inteiro saberá. Ele virá com muito alvoroço e trazendo muita luz. Vai iluminar do Leste ao Oeste com uma luz contínua; o céu inteiro vai estar iluminado. Em 1 Tessalonicenses 4 diz: “O Senhor descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus”.

Não vejo como é possível os céus se iluminarem, Jesus descer do céu bradando, ouvir-se a voz de um arcanjo e as trombetas de Deus ressoando, sem que o mundo inteiro saiba. Na verdade, João diz nos conta em Apocalipse 1:7: “Vede, Ele vem com as nuvens e todo olho O verá, até mesmo os que O trespassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.” Isso não me parece um arrebatamento secreto ou uma vinda secreta.

Em todo lugar da Bíblia onde se lê sobre a vinda do Senhor fala-se de grande agitação, muita luz, um autêntico show de luzes. Estrelas caindo dos céus, o sol e a lua escurecendo e não sei o que mais. Grandes barulhos, terremotos, a voz do arcanjo, o grito do Senhor, a trombeta de Deus. As sepulturas se abrirão e os santos ressuscitarão. Mas não serão apenas espíritos, mas corpos reais, os novoscorpos dos ressuscitados. E nós os santos que estivermos vivos, seremos levados juntamente com eles nos ares, diante dos olhos do mundo inteiro.

Por que razão haveria Deus de querer fazer disso um segredo? Jesus não virá secretamente, mas com o maior show de luz já visto; não é isto que a Bíblia diz. Ele virá com um tremendo show de luz, som de trombetas, e o maior espetáculo que o mundo jamais viu!

Vai ser o maior show de luz já visto. Todos O verão vir nas nuvens. Vai haver luzes, trombetas, vozes, trovões, terremotos, barulhos, ressurgimento dos mortos e ascensão dos santos vivos, que vão flutuar, atravessar tetos, prédios e carros para irem ao encontro de Jesus. Isso não parece um arrebatamento secreto e não vai ser.

Mas o que dizer sobre a passagem no capítulo 5 de 1 Tessalonicenses: “Irmãos, acerca dos tempos e das épocas, não necessitais de que se vos escreva, pois vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite.”1 As pessoas que acreditam no arrebatamento secreto antes da tribulação dirão: “Está vendo? Ele vai vir como um ladrão, à noite, sem que ninguém saiba e ninguém vai saber quando Ele for embora. Ele vai entrar e nos roubar e nos levar e será tudo muito secreto e silencioso!”

Não é isso que Ele quer dizer com “como um ladrão na noite”. Ele quer dizer que o Senhor virá de surpresa. Vai ser uma surpresa, como a vinda de um ladrão. Será um choque. Não quer dizer que não vai ser vista ou que ninguém vai saber quando ela acontecer.

Porque Ele diz: “Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que esse dia vos surpreenda como um ladrão.”2 Em outras palavras, não deveria apanhar vocês de surpresa! “Todos vós sois filhos da luz, e filhos do dia. Nós não somos da noite, nem das trevas.”3 Não estamos em trevas. Sabemos que Jesus virá, como virá e inclusive quando.

Em Mateus 24:29, Jesus diz: “Logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do firmamento e os corpos celestes serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todos os povos da terra se lamentarão.” Por que vão se lamentar se foi tão secreto que ninguém soube o que aconteceu! Se de repente um monte de cristãos desapareceu e as pessoas sequer sabem o que lhes aconteceu.

Ele não disse que seria antes da tribulação, Ele disse depois da tribulação. O sol escurecerá e a lua não dará a sua luz, as estrelas do céu, todas as tribos da terra se lamentando. O que poderia ser mais cataclísmico, catastrófico, barulhento, dramático, tremendo e mais óbvio do que esta vinda do Senhor! E diz especificamente depois da tribulação.

“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.”4 O mundo inteiro verá a vinda de Jesus. Todo mundo na terra! Todos de todas as partes da terra verão isso acontecer. Todo esse negócio de arrebatamento secreto, arrebatamento antes da tribulação, não está de acordo com as Escrituras. Vai acontecer exatamente como Jesus e Paulo disseram: “Depois da Tribulação”5, em grande poder e grande glória.

“E Ele enviará os Seus anjos […], os quais ajuntarão os Seus escolhidos […] de uma à outra extremidade dos céus.”6 Ele vai varrer o mundo ajuntando os Seus escolhidos desde os quatro ventos. Ele vai ajuntar todos os salvos.

Alguns ensinam um arrebatamento parcial de apenas uma elite especial que vai ser arrebatada com antecedência, apenas uns eleitos. A palavra “eleitos” deriva da palavra grega “eklectos”, que dá origem a “ecclesia”, que significa “os escolhidos” ou os “separados, ou a igreja, os salvos, os cristãos. De modo que esta palavra simplesmente significa os salvos, Sua igreja, Seus filhos. E se Ele começar a recolher os Seus filhos, vai sem dúvida recolher todos e não deixar nenhum para trás.

Ele não vai deixar para trás ninguém que ama Jesus. Todos os que estão salvos, vivos ou mortos, ressuscitarão para encontrar o Senhor nos ares, nas nuvens, quando Ele vier. 1 Tessalonicenses 4:16 diz: “Pois o mesmo Senhor descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro do Senhor nos ares.”

É o que a Bíblia diz. É a verdade, nas palavras de Jesus, nas palavras de Paulo, nas palavras de João, de vários, as palavras do Espírito Santo de Deus escritas no Seu livro sagrado.

Você está pronto? Ou vai ser pego de surpresa, fazendo o que não é a vontade de Deus, apesar de ser salvo e um cristão? Quero estar pronto para me encontrar com Ele quando Ele voltar! Quero estar pronto para glorificar a Ele e Lhe dar as boas vindas com alegria e estar feliz por Ele me levar aos Seus lugares celestiais.

Porque quando Jesus voltar, a Terra tremerá e os corações estremecerão, é bom estarmos prontos.
Quando Jesus voltar, o Seu rosto veremos eternamente, esteja pronto.
A sua alma já foi cheia com o fogo do Espírito Santo?
Você está salvo e pronto para encontrar o Senhor dos Exércitos?
Quando Jesus voltar, o Seu rosto veremos eternamente, esteja pronto!


Notas de rodapé
  1. Versículos 1–2.
  2. Versículo 4.
  3. Versículo 5.
  4. Versículo 30.
  5. Versículo 31.
  6. Versículo 31.