A Segunda Vinda de Jesus Cristo

DAVID BRANDT BERG

“Pois ainda em pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará.” — Hebreus 10:371

O domínio e regime do Anticristo vão parecer o triunfo final do homem sem Deus, o qual parecerá ter sido derrotado, e a igreja, aparentemente, aniquilada. Contudo, o Anticristo e suas forças não contam com o poder sobrenatural e absoluto de Deus e Ele vai conquistar Sua maior vitória daquilo que parece ser uma derrota.

Justamente quando o maligno Anticristo pensa ter tudo sob controle, quando por fim é adorado por todo o mundo e se senta “como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”2, Jesus chega, de repente, como um raio do céu, e arrebata deste mundo todos os Seus filhos — os crentes que recusaram a Marca da Besta na testa ou na mão, que se recusaram a adorar o Anticristo, preferindo amar, viver para Jesus e até morrer por Ele.

Logo após a hora mais escura da história do mundo, virá a alvorada mais brilhante. Jesus voltará para resgatar os Seus, Sua igreja, Seu povo, todos que O amam, O conhecem, e acreditam que Ele é o Filho de Deus, o Messias. Ele vai dizer: “Parem o mundo! Quero que eles desçam!” “Os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.”3

Para os cristãos, a Segunda Vinda de Jesus será o mais importante acontecimento profetizado, pois significará o fim deste mundo como o conhecemos, da presença de nossos corpos físicos nele. Após Sua vinda seremos transladados, arrebatados, levados juntos para encontrá-lo nos ares e então para lugares celestiais. Sua vinda é quando tudo muda, é o fim desta vida e do nosso trabalho na terra. A partir daí, para nós o tempo não mais existirá, como dizem algumas traduções, e entraremos no eterno agora.4

Os Tempos e Períodos da Segunda Vinda


Deus definiu um prazo e um cronograma para Seu filho, Jesus Cristo, regressar à Terra e resgatar Seu povo. Ele será pontual e chegará ao fim da contagem regressiva, sem nenhum atraso. Jesus cumprirá Sua Palavra. Pode ficar tranquilo que Ele não mudará de planos nem contradirá tudo que Ele mesmo ensinou ou que os profetas predisseram e os apóstolos escreveram. Jesus não vai negar fogo, mas voltará para cumprir as profecias específicas e detalhadas em Sua Palavra com relação aos acontecimentos do Tempo do Fim, que devem se cumprir antes de Sua volta.

A fase final da contagem regressiva para a Segunda Vinda de Cristo começará quando o Anticristo se revelar como o grande líder mundial que “fará com muitos povos um acordo que durará sete anos” com relação a Jerusalém e à adoração no templo judeu.5 Exatos 1.260 dias após a celebração do acordo, o Anticristo o revogará e terá início o período da Grande Tribulação, em que ele erige sua imagem no lugar santo para que seja adorada e ordena que todos recebam sua marca na testa e na mão.

O próprio Jesus disse: “Quando virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo, haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem haverá jamais.”6 Quando o Anticristo instalar essa imagem no templo em Jerusalém, em meados do período da aliança de sete anos, começará o período denominado Grande Tribulação, expresso na Sua Palavra de várias maneiras, para que não haja mal-entendidos: três anos e meio,7 42 meses8 e 1.260 dias.9

Jesus nos advertiu a não esperarmos que Sua volta aconteça antes do que foi predito. Disse que não haverá dúvidas quando Ele voltar: o céu permanecerá iluminado como um relâmpago que virá de um lado ao outro e haverá tantos sinais nos céus, que não haverá dúvidas de que Ele está chegando.

“Pois assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.”10 Ele diz que uma luz virá brilhando do oriente para o ocidente, como um raio. Todo o céu vai permanecer iluminado quando Jesus vier. Enquanto isso, seremos reunidos para encontrá-lO nos ares e todo o mundo verá isso também.

“Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres.”11 Aqui Ele fala de forma cifrada e difícil de entender que onde estiver Cristo, ali se encontrarão os que dEle se alimentam.”— Pode parecer uma comparação de mau gosto, que nos coloca como abutres que se alimentam do corpo de Cristo. Porém, Ele disse: “Se não comerem Minha carne e não beberem Meu sangue, não têm parte em Mim.”12 Aqui Ele está falando de quando nos encontraremos com Ele, quando formos arrebatados para Ele. De onde quer que estejam Seus seguidores, serão atraídos como um ímã, como abutres para um cadáver, aqueles que têm de se alimentar do Cristo para viverem espiritualmente. Onde estiver o cadáver, ali estaremos, juntos, os pequenos abutres.

“Logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do firmamento e os corpos celestes serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.”13

O que poderia ser mais cataclísmico, dramático, extraordinário e óbvio que a vinda do Senhor, conforme descreveu nessa passagem o próprio Jesus? O céu inteiro se iluminará como um relâmpago, os salvos de todas as eras literalmente se encontrarão no ar, o sol e a lua se escurecerão, meteoros cairão e Jesus aparecerá nos céus atmosféricos, pelo que os não salvos se lamentarão e chorarão, quando virem Sua chegada nas nuvens “com poder e grande glória”.

“Mas, irmãos, acerca dos tempos e das épocas, não necessitais de que se vos escreva, pois vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite. Quando andarem dizendo: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.”14

Será uma destruição sem aviso, repentina. Seus falsos profetas lhes dirão: “Está tudo em paz agora e vocês não têm de se preocupar com nada. Temos o governo mundial, temos nosso Anticristo, temos o nosso messias, temos o nosso super-homem que agora governa o mundo e tudo está bem. Paz e segurança.” É quando serão repentinamente destruídos! Jesus voltará, resgatará Sua noiva e Deus começará a derramar Sua ira e juízos sobre o império mundial do Anticristo.

“Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que esse dia (o da segunda vinda de Cristo) vos surpreenda como um ladrão.”15 Os cristãos que conhecem Sua palavra e “os sinais dos tempos”16 não se surpreenderão. Não é possível precisar dia e hora em que voltará Jesus, mas podemos saber que, aproximadamente três anos e meio depois de ser erguida a abominação da desolação, faltará pouco para a vinda de Jesus.

“Todos vós sois filhos da luz, e filhos do dia. Nós não somos da noite, nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios. Pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite. Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação.”17

A magnificente Segunda Vinda de Jesus não pegará Seus filhos de surpresa, como um ladrão à noite. Isso é o que acontecerá ao resto do mundo, quando virem “o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”.18 Nosso arrebatamento ou nossa ressurreição é parte do nosso triunfo, da vitória que Deus nos dará, nosso grande êxodo deste mundo.

Lemos no Apocalipse: “Ele vem com as nuvens e todo o olho o verá.”19 Que testemunho maior poderia haver que a ressurreição e o arrebatamento? É o testemunho final, quando virem Jesus e nós ressurgirmos dos mortos, deixarmos a terra para encontrá-lo no ar.

Ninguém que ama Jesus será deixado para trás. Ninguém que tenha recebido Jesus como Salvador será deixado para trás. Ninguém que for salvo será deixado para trás. Nenhum cristão genuíno, que crê na Bíblia, confia em Cristo e ama Jesus será deixado para trás. “Seremos transformados”20 e ressuscitaremos. Ele enviará Seus anjos para reunir Seus filhos de todos os lugares, de todo o mundo e não deixará ninguém para trás. Não esquecerá nenhum sequer. Não é maravilhoso?


Notas de rodapé
  1. A menos que indicado ao contrário, todas as referências às Escrituras foram extraídas da “Bíblia Sagrada” — Tradução de João Ferreira de Almeida — Edição Contemporânea — Editora Vida.
  2. 2 Tessalonicenses 2:4.
  3. 1 Tessalonicenses 4:17.
  4. Apocalipse 10:6–7.
  5. Daniel 9:27 – NTLH.
  6. Mateus 24:15,21.
  7. Daniel 7:25; 9:27; 12:7; Apocalipse 12:14.
  8. Apocalipse 11:2; 13:5.
  9. Apocalipse 11:3; 12:6.
  10. Mateus 24:27.
  11. Mateus 24:28.
  12. Ver João 6:53–58.
  13. Mateus 24:29–31.
  14. 1 Tessalonicenses 5:1–3.
  15. 1 Tessalonicenses 5:4.
  16. Mateus 16:3.
  17. 1 Tessalonicenses 5:5–8.
  18. Mateus 24:30.
  19. Apocalipse 1:7.
  20. 1 Coríntios 15:51.