Um Conto de Duas Cidades

KEITH PHILLIPS

No 17º capítulo do Livro de Atos lemos sobre as primeiras experiências de Paulo em Tessalônica e Beréia, duas cidades na região hoje conhecida como Grécia. Ambas tinham comunidades judaicas, sinagogas e, aparentemente, um número considerável de gregos proeminentes convertidos ao judaísmo.

Em Tessalônica, “Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles, e por três sábados discutiu com eles sobre as Escrituras, expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos. E este Jesus que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.”1 Alguns dos seus ouvintes foram persuadidos, enquanto outros provocaram uma perseguição aos cristãos, forçando Paulo e Silas a fugir para Beréia, cidade vizinha.

Lá, Paulo ensinou também sobre Jesus na sinagoga local. “Ora, estes foram mais nobres do que os de Tessalônica, pois de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.”2

Em ambas cidades, Paulo encontrou pessoas que acreditavam no único Deus verdadeiro, mas que percebiam que havia mais para aprender a Seu respeito. Era o propósito de se reunirem na sinagoga: estudarem e discutirem questões relacionadas à fé. Os dois grupos de crentes ouviram a mesma mensagem e ambos dispunham dos mesmos recursos para analisá-la, isto é, as Sagradas Escrituras. O que distinguiu os bereenses foi sua disposição de verificar nas Escrituras se o que Paulo estava dizendo seria, de fato, verdade.

Era precisamente o que apóstolo queria quando “discutia, expunha e demonstrava”, conforme disse a outro grupo dos primeiros convertidos: “A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.”3 Ele não queria que eles simplesmente aceitassem o que lhes dizia, mas que fundamentassem sua fé na convicção pessoal construída sob a orientação do espírito de Deus às respostas que buscavam ao estudar as Escrituras.

Se quiser mais artigos da Revista Contato, visite Contato.


Notas de rodapé
  1. Hechos 17: 2-3 NVI.
  2. Hechos 17:11 NVI.
  3. 1 Corintios 2:4,5.