Preparando o Cardápio

PETER AMSTERDAM

Os cristãos que desejem florescer em seu relacionamento com Deuse estejam interessados em crescimento espiritual devem reconhecer que ler e absorver a Palavra de Deus é de vital importância. É nas páginas da Bíblia que aprendemos sobre o amor de Deus pela humanidade, sobre a mensagem de Jesus e a viver em harmonia com Deus e com nossos semelhantes.

Ler a Bíblia diariamente é uma oportunidade de nos conectarmos com Ele todo dia. Deixa-nos receptivos ao que Ele tem para nos dizer, às Suas instruções, orientações e nos ajuda a lidar com os problemas e dificuldades. Lembra-nos do código moral segundo o qual devemos viver e nos orienta na tomada de decisões. É um elemento-chave para os que querem ser como Jesus, pois é na Bíblia que encontramos Seus ensinamentos, vemos o exemplo de Seu amor e iniciamos nosso relacionamento com Seu Pai, pelo caminho que Seu sacrifício criou para nós.

Diariamente, entramos em contato com uma quantidade enorme de influências que a nós chegam pelos mais variados “sistemas de entrega” e nos afetam de uma forma ou outra. A leitura de Sua Palavra nos equipa com os instrumentos adequados para navegarmos pelo turbilhão de informações e influências que recebemos todo dia; aprimora nossa habilidade espiritual para discernir o verdadeiro do falso; faz com que seja mais fácil mantermos nossos corações nas coisas que são importantes para que nossas vidas sejam de verdadeira felicidade, paz interior e harmonia com Deus e Sua vontade; ajuda-nos a sobreviver e superar tudo que a vida trouxer ao nosso caminho.(Ver Mateus 7:24–25.) O contato frequente com Sua  Palavra nos mantém ligados ao Seu Espírito. As palavras que Eu vos disse são espírito e vida” (João 6:63).

Não é fácil garimpar tempo para a leitura diária e requer autodisciplina. Como os exercícios físicos e o treinamento que os atletas têm de fazer diariamente para manter a boa forma e melhorar o desempenho, ler com regularidade a Palavra de Deus fortalecerá seu espírito e o tornará um cristão mais forte, fundamentado na verdade e no amor de Deus. A conexão com Deus e o desfrutar da Sua Palavra ajudarão você a ser guiado pelo Espírito nas suas interações diárias com os outros, nas decisões que toma e na habilidade de permanecer forte frente às tentações do dia a dia.

Não há fórmula específica para determinar quanto ou que partes da Bíblia cada um deve ler diariamente. O importante é escolher um horário para leitura da Bíblia e insistir nele. Isso pode ajudá-lo a criar e manter o hábito, mesmo quando encontrar aqueles trechos bíblicos mais difíceis de ler. Uma versão com uma linguagem contemporânea pode facilitar o entendimento e tornar a experiência mais agradável para alguns.

O ideal é que a leitura ocorra em uma situação livre de distrações, talvez em algum lugar silencioso, pela manhã, antes de os afazeres do dia começarem ou, à noite, quando tudo estiver mais calmo. A quietude e a ausência de atividade ao seu redor facilitam a meditação na leitura. Mas mesmo quando não conseguir garantir algum tempo quieto, leia quanto puder, sempre que houver uma oportunidade — ou escute gravações enquanto vai para algum lugar ou faz outra coisa. É uma luta manter o compromisso de ler e estudar a Palavra de Deus, mas isso fará uma diferença em sua vida.

Ao ler a Bíblia ou escutar as explicações dos outros sobre seus textos, é importante se perguntar sobre o que Deus está falando com você por meio do texto ou da palestra. Ele deseja se comunicar com cada um de nós individualmente e ao meditar no que estamos lemos, criamos a oportunidade de Sua Palavra falar aos nossos corações.

Se quiser mais artigos de Peter Amsterdam, visite o Espaço dos Diretores.