Empatia

A FAMÍLIA INTERNACIONAL

Definição: Tendência para sentir o que sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa.

Deveríamos nos colocar no lugar dos outros e considerar como nos sentiríamos se as posições fossem invertidas.


  • Jó 2:11,13 [Ao perceberem que Jó tinha sofrido grande calamidade e a sua tristeza era indescritível, seus amigos, usando de muita consideração lhe fizeram companhia por vários dias sem dizerem nada.] Ouvindo três amigos de Jó todo esse mal que lhe sobreviera, vieram, cada um do seu lugar: Elifaz, o temanita, Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, combinaram ir juntamente condoer-se dele, e consolá-lo. 13 Então se assentaram com ele na terra, sete dias e sete noites. Nenhum lhe disse palavra alguma, pois viram que a dor era muito grande.
  • Jonas 4:10,11 [O Senhor repreendeu o profeta Jonas pela sua falta de empatia para com o povo de Nínive. Deus o enviara ali para profetizar a destruição imediata da cidade, mas depois mudou de idéia porque o povo, ao ouvir a profecia de Jonas, arrependeu-se de sua iniquidade. Jonas, zangado com isso, protestou por Deus ter tido misericórdia, depois de haver predito a sua destruição.] Disse o Senhor: … 11 Mas em Nínive há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a esquerda, e também muito gado. Não hei Eu de ter compaixão dessa grande cidade?
  • Mateus 7:12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também a eles, pois esta é a lei e os profetas. [Ver também Lc 6:31.]
  • Mateus 22:39b Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
  • Romanos 12:15 Alegrai-vos com os que se alegram, e chorai com os que choram.
  • 1 Coríntios 12:25b,26 Mas antes tenham os membros [do corpo dos que creem] igual cuidado uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. [Ver também versículos 20-27.]
  • Filipenses 2:2-4 Completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa. 3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo. 4 Não atente cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
  • Hebreus 13:3 Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo [como se vocês também estivessem sofrendo].
  • 1 Pedro 3:8 Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes.

Devemos ter compaixão e ao mesmo tempo fazer algo para ajudar a pessoa ou situação, não só sentir pena!


  • Lucas 10:33,34 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele, viu-o e moveu-se de compaixão. 34 Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho. Então pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. [Ver também versículos 30-37.]
  • Tiago 2:15-17 Se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiveram falta de mantimento cotidiano, 16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz; aquentai-vos e fartai-vos, mas não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? 17 Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.
  • 1 João 3:16-18 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a Sua vida por nós. E devemos dar a nossa vida pelos irmãos. 17 Quem tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, cerrar-lhe o seu coração, como estará nele o amor de Deus? 18 Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.

Deus tem empatia para conosco; é solidário e entende as nossas limitações e necessidades.


  • Salmo 103:13,14 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor Se compadece daqueles que O temem; 14 pois Ele conhece a nossa estrutura, e Se lembra de que somos pó.
  • Salmo 139:1-4 Ó Senhor, Tu me sondaste e me conheces. 2 Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar; conheces todos os meus caminhos. 4 Sem que haja uma palavra na minha língua, ó Senhor, tudo conheces.
  • Isaías 49:15,16 Pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de modo que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, Eu, todavia, não Me esquecerei de ti. 16 Vê, nas palmas das Minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente na Minha presença.
  • Isaías 63:9 Em toda a angústia deles foi Ele angustiado, e o anjo da Sua face os salvou. Em Seu amor e compaixão Ele os remiu; Ele os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade.
  • Mateus 6:32b De certo vosso Pai Celestial bem sabe que necessitais de todas elas.
  • Hebreus 4:15 Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Pelo Seu exemplo amoroso, Jesus nos ensina a ter empatia.


  • Isaías 53:4 Verdadeiramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre Si; contudo, nós O consideramos como aflito, ferido de Deus, e oprimido.
  • Mateus 9:36 Vendo Ele as multidões, tinha grande compaixão delas, porque andavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor.
  • Mateus 8:16,17 Chegada a tarde, trouxeram-Lhe muitos endemoninhados, e Ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos e curou a todos os enfermos. 17 Isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.
  • Mateus 14:14 Saindo Jesus, viu uma grande multidão, e, possuído de grande compaixão para com ela, curou os seus enfermos.
  • Marcos 1:41 [Jesus cura o leproso:] Jesus, com grande compaixão, estendeu a mão, tocou-o, e lhe disse: Quero, sê limpo.
  • Marcos 8:2 Tenho compaixão da multidão; estão Comigo há três dias, e não têm o que comer.
  • João 11:33-35 [Jesus foi chamado por Marta e Maria para ressuscitar Lázaro, seu irmão:] Jesus, vendo-a [Maria] chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, comoveu-Se profundamente em espírito, e perturbou-se. 34 Perguntou Ele: Onde o pusestes? Responderam: Senhor, vem e vê. 35 Jesus chorou. [Jesus então orou, e Lázaro, que estava morto há quatro dias, milagrosamente ressuscitou.]
  • 2 Corintíos 8:9 Pois já conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós Se fez pobre, para que pela Sua pobreza vos tornásseis ricos.