Alimento Para a Alma

DAVID BRANDT BERG

A Palavra de Deus é a verdade mais poderosa da terra, contém o Espírito e a Vida do Próprio Deus.1 É a centelha espiritual de Deus que nos inflama com a sua vida, luz e poder. Ler, absorver e praticar a Palavra de Deus é o que há de mais importante para a construção de um relacionamento com ele. É o que nos mantém sintonizados com Deus e nos ajuda a seguir seu caminho. Quando lhe damos ouvidos, aplicamos sua palavra e obedecemos à sua verdade, somos felizes e produtivos.2

Jesus disse: “As Palavras que vos digo são espírito e vida.”3 Sua Palavra é a vida do próprio Deus. É o que nos dá vida, alimento, força e saúde espiritual. Por essa razão, é essencial manter uma dieta bem equilibrada da Palavra de Deus se você quiser crescer e ficar perto dele.

O próprio Jesus é chamado na Bíblia de “A Palavra”.4 Jesus é a Palavra, o espírito e a vida, e precisamos de uma dose dele todos os dias, para nos alimentarmos bem, nos banquetearmos e bebermos dele, se quisermos crescer e ficar saudáveis espiritualmente. Da mesma maneira que precisamos comer para ter força física, devemos nos alimentar com a  Palavra e beber a Palavra para termos força espiritual.

“Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam.”5 A fraqueza espiritual muitas vezes ocorre por falta de farta alimentação espiritual, pela falta de absorção da verdade saudável, animadora e fortalecedora da Palavra de Deus. Você não deve ficar de tal forma ocupado com outras coisas que negligencia sua inspiração, seu alimento espiritual e o fortalecimento da sua relação com o Senhor, cuja fonte é a Palavra.

Deus fala pela Sua Palavra com aqueles que o buscam em sinceridade quando a leem. Quanto maior for a sua afeição pela sua Palavra, mais a estudará, mais aprenderá, mais crescerá espiritualmente e mais vivenciará que ele pode falar com você clara e diretamente por meio de sua Palavra escrita.

Quando o Espírito Santo energiza uma passagem ou versículo da Bíblia para você, aplicando-a à sua própria situação pessoal, a Palavra passa a ter vida. O Senhor a dotará de vida e falará com você pessoalmente, oferecendo-lhe orientação para a solução de seus problemas e atenderá às suas orações. Quando aplicamos as Escrituras às nossas situações pessoais, ela se torna uma entidade viva. A Bíblia deixa de ser uma coleção de textos, ou frases que passam pela sua cabeça, para atingir o seu coração. É quando você de fato percebe o sentido do que lê. “A explicação da tua palavra traz luz e dá sabedoria às pessoas simples.”6

O profeta Jeremias disse: “Achando as Tuas Palavras logo as comi, e a Tua Palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração.”7 Jó disse: “As Palavras da Tua boca prezei mais do que o meu alimento.”8

Jesus ensinou: “Uma [coisa] é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.”9 O que Maria escolhera? Sentar-se aos pés de Jesus e escutar suas palavras. Descansar no Senhor, permanecer aos seus pés, ouvi-lo e às suas palavras é fundamental. A Palavra de Deus é de tal forma importante.


Notas de rodapé
  1. Ver João 4:24.
  2. Ver João 15:11; 13:17.
  3. João 6:63
  4. Apocalipse 19:13; João 1:1,14.
  5. 1 Pedro 2:2
  6. Salmo 119:130
  7. Jeremias 15:16
  8. Jó 23:12 NVI
  9. Lucas 10:42 NTLH